Influenciador com síndrome de Down fala para 5 mil educadores em congresso internacional de educação inclusiva em Goiás
![]() |
| João Vitor de Paiva
abordou preconceito e inclusão para público de mil pessoas no evento presencial
e outras quatro mil acompanhando ao vivo pela internet |
Goiânia (GO) - O influenciador
digital e ativista João Vitor de Paiva falou para cerca de 5 mil educadores
durante o II Congresso Internacional de Educação Especial e o I Congresso de
Atendimento Psicossocial do Estado de Goiás. A palestra reuniu mil
participantes presencialmente e outros quatro mil acompanharam a transmissão ao
vivo pela internet.
João Vitor tem síndrome de Down e faz palestras em todo o país sobre inclusão e combate ao preconceito. Nas redes sociais, onde usa o perfil @jvdepaiva, soma mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok.
Durante o congresso, ele compartilhou experiências pessoais e destacou a
importância de garantir oportunidades para pessoas com deficiência na escola,
no trabalho e na vida social.
Além de influenciador, João Vitor atua em diferentes áreas. É Jovem Ativista do Unicef, um dos cinco brasileiros escolhidos para integrar o grupo de 100 lideranças jovens globais da organização, ator, modelo e formado em Educação Física pela PUC-Goiás, tornando-se o primeiro estudante com trissomia do cromossomo 21 a concluir o curso na universidade.
Na carreira artística, foi protagonista do filme “Colegas e o Herdeiro” e
também atuou na minissérie “E, agora, quem fica com a mamãe?”, exibida pelo
SBT. Em 2024, recebeu o prêmio iBest como Melhor Influenciador brasileiro na
categoria Diversidade e Inclusão.
O congresso foi aberto na
segunda-feira (2/3) pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás e segue até
quinta-feira (5/3). A programação reúne profissionais da rede estadual e
especialistas do Brasil e do exterior para discutir políticas públicas,
práticas pedagógicas e serviços de apoio voltados aos estudantes da Educação
Especial.
Entre os palestrantes estão
Alexandre Mapurunga, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva
Inclusiva do MEC; Veruska de Paula Souza, formadora na área de Atendimento
Educacional Especializado (AEE); e Gloria Elizabeth, do Chile, especialista no
atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Também participam professores
do AEE, mediadores de inclusão, psicólogos e assistentes sociais do programa
Ouvir e Acolher, voltado ao suporte socioemocional de estudantes e educadores
da rede pública estadual.
Com
informações da assessoria de imprensa
.jpg)


Comentários
Postar um comentário