Goiânia sediará o primeiro procedimento de implante neuromodular VNS para tratamento de depressão no Centro-Oeste

 

Procedimento será realizado por uma equipe multidisciplinar em um paciente de 33 anos, no Hospital Unique, em Goiânia 

Capital do Estado de Goiás, Goiânia será palco do primeiro procedimento de implante neuromodular VNS para tratamento de depressão no Centro-Oeste. Nesta terça-feira (16), às 9 horas, no Hospital Unique, no Setor Bueno, o neurocirurgião João Batista Arruda – que atua há mais de 45 anos na medicina, com foco em Neurocirurgia Funcional – realizará o implante em um paciente de 33 anos.

A equipe que realizará o procedimento é formada por quatro profissionais, sendo dois neurocirurgiões, um neuroclínico e um psiquiatra, sob a coordenação do neurologista Paulo César Ragazzo, que tem experiência em tratamento clínico e cirúrgico de Epilepsia, neurologia comportamental e medicina do sono.

O VNS é um procedimento que utiliza um dispositivo médico implantável, semelhante a um marca-passo cardíaco. Este dispositivo, chamado gerador de pulsos, é inserido sob a pele na área do peito e conectado ao nervo vago esquerdo no pescoço por meio de um fio-eletrodo. O termo neuromodulador VNS refere-se à Estimulação do Nervo Vago (Vagus Nerve Stimulation - VNS), que é um tipo de neuromodulação — um tratamento que altera a atividade dos nervos.

O dispositivo envia impulsos elétricos suaves e regulares ao cérebro através do nervo vago, com o objetivo de modular, ou seja, mudar a forma como funcionam, as células cerebrais e estabilizar a atividade elétrica cerebral. O VNS é principalmente usado como uma terapia adjuvante, em conjunto com outros tratamentos, para condições que não respondem adequadamente a medicamentos.

As principais indicações aprovadas pela agência dos Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA) incluem a depressão resistente ao tratamento, para casos graves de depressão que não melhoraram com outras terapias; epilepsia refratária, para adultos e crianças maiores de 4 anos com convulsões focais ou parciais que não são controladas com medicação; e para reabilitação pós-acidente vascular cerebral (AVC).


Serviço

Procedimento cirúrgico inédito no Centro-Oeste para tratamento de depressão
Quando:
16 de dezembro de 2025, às 9 horas
Local: Hospital Unique – Av. T-3 esq. c/ Rua T-53, nº 2199, Setor Bueno, Goiânia - GO
Fontes especialistas: Neurocirurgião João Batista Arruda e neurologista Paulo César Ragazzo, do Hospital Unique


Comentários

Postagens mais visitadas